menu

terça-feira, 22 de abril de 2014

Preço das casas sobe há 3 trimestres consecutivos

Segundo os dados mais recentes do Eurostat, os preços das casas em Portugal sobem há já 3 trimestres consecutivos, acumulando uma valorização de 2,7% desde o 2º trimestre de 2013. Em termos homólogos, no 4º trimestre de 2013, Portugal observou ainda uma desvalorização no sector de habitação de -,6%.


Fonte: Eurostat

No espaço europeu, destaque para a Estónia, com uma valorização homóloga de 15,6%, e 14,7% acumulados durante o ano de 2013. O mercado de Talin parece realmente estar a querer recuperar. Destaque igualmente pela posítiva para o Reino Unido que mantém a sua tendência de valorização, a Letónia com uma subida homóloga de 7,9% e 5 trimestres consecutivos a valorizar, tal como a Suécia e a Islândia. De realçar, ainda, a valorização do mercado irlandês que, tal como Portugal, leva também já 3 trimestres consecutivos de valorização mas consegue uma subida homóloga de 6,3%.

Pela negativa, destaque para a Croácia. Apesar da ligeira subida de 0,2% no 4º trimestre de 2013, face ao anterior, a verdade é que a habitação neste País desvalorizou -14,4% face ao período homólogo de 2012. Também o Chipre não conseguiu, ainda, inverter a sua tendência de descida.

Fonte: Eurostat

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: