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terça-feira, 4 de novembro de 2014

7 tendências de hoje na mediação imobiliária - Parte II


Massimo Forte
Consultor
Square Asset Management








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Depois da primeira parte do meu artigo, onde apresentei as 3 primeiras tendências da mediação imobiliária em Portugal, hoje em dia, venho agora concluir o meu artigo com mais 4 tendências, também elas muito importantes:


4. Personalize, hoje, ter um cliente é cada vez mais especial

Adapte-se, o cliente quer ser tratado de forma única e especial. Hoje, para além de querermos ser tratados pelo nome, queremos acima de tudo que o nosso interlocutor nos compreenda, para nos ajudar a solucionar a nossa necessidade específica e sempre no menor espaço de tempo possível.

A tendência será por isso a personalização do serviço que já não é prestado em função do produto imobiliário, mas sim, em função do cliente e principalmente do cliente vendedor, que é o que pelo menos até agora remunera em primeira instância, o que em Portugal pode vir a mudar num curto espaço de tempo, pois cada vez mais iremos assistir a uma nova forma de encarar e tratar o cliente comprador. Afinal de contas, todos nós compramos ou queremos comprar com base na confiança, por isso vamos confiar naquele que nos conhece, que nos trata bem e que nos garante um serviço à nossa medida, e este serviço, tenderá a ser remunerado.

5. MLS. Partilhe, é bom para si e para o seu cliente

Depois de vários anos sem partilha, onde se cultivava o negócio como sendo um segredo de costas viradas para os possíveis parceiros que actuavam no mercado, hoje, e com muita ajuda das redes e dos seus conceitos, temos mediadores imobiliários que começaram a perceber que partilhar é positivo pois alavanca o seu negócio e cria valor em todas as fases do seu processo.

Mas terei de ser sincero e dizer que esta atitude face à partilha, só mudou devido a um mercado em crise e a uma grave situação económica, no entanto, costuma-se dizer que há males que vêm por bem, e se calhar este é um deles.

Com a partilha nasce o MLS - Multi Listing Services, como o nome indica, é um serviço de angariação que serve para melhorar a divulgação e promoção de um imóvel, colocando-o de forma sistemática e automática à disposição de todos os concorrentes, transformando-os em parceiros. Esta é a tendência natural dos próximos anos e quem não entende, prepare-se para mudar de ramo, ou viver (talvez o termo adequado seja mesmo morrer) orgulhosamente só. Hoje estão a dar-se os primeiros passos e haverá muito mais para fazer, como o entusiasmo é muito acredito que o MLS será uma realidade muito próxima, e vocês, acreditam?

6. Coloque a tecnologia a trabalhar para si e verá que tudo se torna mais próximo e rápido

Já ninguém tem dúvida sobre a importância da visibilidade nos portais imobiliários e da força que estes têm na fase da promoção, mas não se iludam, pois se o produto não é a chave porque todos vamos partilhar, e se a quantidade já não é sinónimo de sucesso, teremos de apostar numa promoção de relação.

É tempo de explorar e melhorar a nova potência, as redes sociais e os blogs. As pessoas opinam, aconselham-se e relacionam-se, escolhendo assim serviços à sua medida e parceiros com que se identificam, através das redes socias. O Facebook continua a ser o líder incontestável para a nossa atividade em Portugal, mas atenção, se o mundo é global e lá fora o Twitter e o Google+ dão sinais evidentes de liderança, há que antecipar. Se ainda não aderiu a nada, saiba que está a perder uma grande fatia de oportunidades de mercado. Mas se quiser mesmo ser inovador em Portugal, não perca a oportunidade de ser o primeiro a aderir a tendências que surgem hoje cada vez mais rápido.

Um exemplo: os blogs de Mediação Imobiliária. O princípio é tudo menos Marketing de Produto, ou seja, tudo se comunica com base em relação, tudo é soft sale, tudo é orientado para pessoas e para as suas necessidades, logo, se estiver a pensar iniciar um blog, tem de ter em conta que deve ser local e tem de ser útil para os seus seguidores deve ter um único objectivo, atrair contactos pela notoriedade e pelo isco da comunicação relevante e da informação útil da zona onde o blog se especializou.

7. Trabalhar por resultados, o empreendedorismo como princípio básico

Tudo o que foi referido até agora tem como premissa que se pretende continuar a especializar, para se tornar no melhor profissional de Mediação Imobiliária, o que no mercado de hoje, só será possível se for empreendedor.

A Troika trouxe-nos a gestão pela meritocracia, cada um deverá ser remunerado pelos resultados e não pelas horas de trabalho ou esforço, o que torna necessário a mudança de paradigma. Mas para mudar, terá primeiro de se conhecer a si mesmo, recorrendo à sua inteligência emocional onde técnicas como Coaching, ou ferramentas como o PNL o podem apoiar no desenvolvimento da sua capacidade de se inventar e reinventar, para se adaptar sempre que necessário.


Muitas pessoas perguntam-me todos os dias o que se vai passar na Mediação Imobiliária e no Mercado Português em geral nos próximos anos, e a minha resposta é sempre a mesma: “Não tenho a bola de cristal, não faço a mínima ideia, mas há uma coisa que sei: para antecipar tendências é necessário estar bem informado, mas sobretudo, é necessário estar no mercado”, por isso, convido-vos a saírem dos vossos escritórios ou das vossas lojas e conhecerem de perto quem está no mercado todos os dias, quem sente o mercado, pois ali terão as respostas que muitas vezes andam à procura.

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