menu

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Mil milhões de razões para se manterem os Golden Visa

Por Gonçalo Nascimento Rodrigues

Out of the Box
Main Thinker

OTBX, Consultoria em Finanças Imobiliárias, Lda.
Managing Director






--

Por estes dias, somos assolados com notícias sobre o presumível esquema de corrupção e tráfico de influências que se instalou em alguns organismos públicos, relativamente aos já conhecidos Golden Visa. Muitas são as vozes que ecoam já em defesa do cancelamento desta medida, que permite a um não residente na UE obter um visto provisório de residência em Território Nacional por contrapartida, entre outras, de um investimento imobiliário de € 500 mil.

Ouvi um membro do Bloco de Esquerda dizer que se trata de uma política que não serve o País pois não cria emprego, é dinheiro que não reproduz. Eu não podia estar mais em... desacordo! Encontro várias razões para se manter esta medida:

Com esta ou qualquer outra medida, em qualquer sector de actividade da nossa Economia, haverá sempre corrupção, porque esta não tem nada a ver com as políticas que são encetadas. Tem simplesmente a ver com pessoas. Ou estas são sérias, ou não são. A corrupção combate-se com fiscalização, com investigação, com justiça e nos Tribunais. Não se combate terminando com as medidas que, por culpa das pessoas envolvidas, originaram tais acontecimentos.

Podemos melhorar? Claro que sim! Sou da opinião que deveremos rever algumas regras desta medida mas nunca acabar com ela. Isso seria um grande erro.

Esta medida deste Governo gerou já mais de mil milhões de euros em vendas de imóveis. É dinheiro que é usado para pagar dívidas, melhorando a saúde financeira das pessoas e dos Bancos. É dinheiro que é usado para reinvestir no sector, criando assim emprego. É dinheiro que serve para pagar comissões a agentes imobiliários que, dessa forma, têm dinheiro para consumir, pagar as escolas dos filhos, para investir. É dinheiro pago a Promotores que conseguem terminar as suas obras e habitar prédios que, de outra forma, estariam devolutos. Acho que são mil milhões de razões, suficientes para mantermos a medida em vigor.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: