menu

quinta-feira, 30 de abril de 2015

A Dívida dos Particulares em Portugal e nos EUA

Segundo o site Business Insider, os Estados Unidos contam com um total de USD 11,83 triliões de dívida de particulares, o que corresponde a cerca de 70% do PIB. Quase 70% dessa dívida é hipotecária, ou seja, corresponde a dívida contraída com vista à aquisição de habitação. Num País onde cerca de 2/3 das casas existentes são detidas pelo próprio, entende-se que a maior parte da dívida privada, particular seja hipotecária.

Por cá, e de acordo com dados recolhidos junto do Banco de Portugal, em Dezembro de 2014 o País apresentava um total de € 123.932 Milhões, o que corresponderá aproximadamente a 72% do PIB nacional. Curiosamente, o peso da divida particular sobre o PIB anda totalmente em linha com o caso norte-americano.

Deste total, 82% refere-se a dívida hipotecária, valor um pouco acima do que se passa nos Estados Unidos, algo que também se entende já que Portugal terá qualquer coisa como 75% a 80% de proprietários. Segundo os Censos 2011 do INE, do total de alojamentos familiares clássicos ocupados como residência habitual, apenas 19,9% se encontravam arrendados.


Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: