menu

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Investimento dispara na Europa

Segundo dados recentes da Consultora DTZ, o investimento imobiliário na Europa disparou 40% no 1º trimestre de 2015, em termos homólogos. Durante o referido período, o valor total investido em commercial real estate foi de 51,4 biliões de euros. Com este registo, nos últimos 12 meses, foram já investidos 208 biliões de euros, marca acima dos 200 biliões. Desde 2007 que nunca mais se tinha registado um volume de investimento tão elevado em 12 meses consecutivos.


Este crescimento no investimento em imobiliário segue uma tendência que dura já desde início de 2009, com subidas sustentadas, trimestre após trimestre. Um aspecto mais recente desta tendência prende-se com o facto dos investidores estarem a direccionar os seus investimentos para mercados mais periféricos, procurando maior risco. Reino Unido, França e Alemanha registaram uma queda de 65% nos últimos 12 meses, quando comparando a actividade de investimento neste 3 core markets com outros periféricos (Irlanda, Espanha, Itália, Portugal).

Outro aspecto a registar prende-se com o aumento do investimento não-europeu. Apesar disso, os investidores domésticos continuam a dominar o mercado europeu, com uma quota de 50%. Os países mais periféricos, como Portugal, Itália, Polónia, República Checa, Áustria, Roménia, são os que registam maior quota de investimento estrangeiro.

As yields têm registado quedas nos últimos 12 meses, apenas com excepção de Moscovo. Em muitos casos, como Londres, Paris, Estocolmo, Berlim, Frankfurt, estão em mínimos históricos.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: