menu

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Máximo histórico!

O mercado residencial norte-americano atingiu um novo máximo histórico. Segundo a NAR - National Association of Realtors - um efeito combinado de aumento da procura e reduzido nível de stock disponivel elevou o preço médio de uma habitação nos Estados Unidos para o valor de 236.400 dólares, um novo máximo histórico. O anterior recorde era de Julho de 2006 quando a mesma variável tinha registado um valor de 230.400 dólares.

Além de um novo máximo histórico nos preços, a venda de casas usadas em Junho atingiu um máximo de mais de 8 anos e as perspectivas para 2015 são animadoras: vendas de 5,26 milhões de casas, um máximo desde 2007.


Nesta altura, é bom recordar que a origem da crise vivida nos últimos anos esteve no mercado residencial norte-americano. Consequência dessa crise, as casas nos Estados Unidos desvalorizaram, em média, cerca de -35% e em muitos estados a queda foi muito superior. Desde 2009, o mercado tem vindo a recuperar, fruto das medidas de Quantitative Easing levadas a cabo pela FED, do aumento do mercado de arrendamento que levou muitos investidores a investir em buy-to-let e, com isso, a pressionar de novo em alta os preços. As yields implícitas no sector residencial dispararam, ultrapassando os 10% em diversos locais do País.

O imobiliário é, também ele, um activo volátil. Valoriza e desvaloriza como qualquer outro activo financeiro. No longo prazo, sempre se revelou um bom investimento, com rentabilidades interessantes e um risco mais comedido que outros activos financeiros. Mas no curto prazo, atravessa ciclos e períodos normais de desvalorização. Este é um desses casos.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: