menu

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Espanha: muitas casas para poucos compradores

O promotor imobiliário espanhol, Espacio, referiu há dias que existem muitas casas em Espanha sem mercado, sem grandes hipóteses de serem vendidas. Um relatório elaborado pela referida empresa aponta razões como a má localização, a idade dos imóveis e a sua deterioração como principais razões para a incapacidade de escoamento dos mesmos.

Dados de 2011, que a empresa estima não se terem alterado significativamente, apontavam para um stock de quase 700.000 casas em excesso, por vender e sem mercado em Espanha.


Não há solução imediata e fácil à vista, A capacidade de escoamento de todo este stock dependerá, em muito, da recuperação da economia, da retoma do emprego e da capacidade da Banca (maior proprietária deste stock) em escoar produto a preços baixos e conceder crédito. E, claro está, os compradores estrangeiros podem dar uma ajuda.

Entretanto, o Instituto Nacional de Estatística espanhol refere que o preço das casas em Espanha subiu 4% no 2º trimestre de 2015, completando assim 4 trimestres consecutivos de valorização. As zonas das Baleares e de Madrid foram aquelas que registaram maior subida (7,3% e 6,4%, respectivamente.).

Os preços estão ainda longe dos máximos registados em 2007, com uma queda ainda de 33%. As casas usadas apresentam uma desvalorização de 40%. Por regiões, a Catalunha é aquela que ainda regista a maior queda, estando 42% abaixo dos máximos de há 7 anos.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: