menu

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A importância do ciclo imobiliário

Todos nós sabemos e conhecemos uma regra básica dos investimentos: comprar bem, vender melhor. A escolha do melhor momento para comprar é "meio caminho andado" para um investimento de sucesso e com elevadas rentabilidades. Encontrar o fim de um ciclo de quedas é que se torna difícil.

Muitos investidores e gestores de carteiras apostam em modelos matemáticos, altamente elaborados, para determinar os melhores momentos de investir e desinvestir em imóveis. Outros, menos sofisticados, decidem com base na experiência e percepção. De um lado e de outro, acerta-se e falha-se. Tenho, para mim, que não haverá nenhuma "fórmula" que permita acertar sempre nas decisões, sendo que a melhor delas é estar bem informado, ler muito research e acompanhar sempre de perto os mercados. Falha-se na mesma mas a probabilidade de falhar menos é bem maior.

Vem tudo isto a propósito de dados recentes publicados pela NAR - National Association of Realtors, que procuram demonstrar o equity que os proprietários de casas nos Estados Unidos actualmente têm. Em média, cada proprietário norte-americano tem actualmente USD 40.000 em equity (valor de mercado da casa acima da dívida relacionada). No entanto, esse valor médio varia bastante consoante o ano em que se tenha investido.


O gráfico em cima mostra o equity médio de cada proprietário, dependendo do ano em que comprou. Claro está, as percentagens que constam no gráfico são nominais e não estão descontadas no tempo. Quem comprou casa há 8-10 anos, está hoje ao mesmo nível que no momento da compra. Isto pode não significar uma valorização do imóvel, significa apenas que o valor investido por cada proprietário (depois de dívida) manteve-se no espaço de 8 a 10 anos. Já ter investido há 5 anos é praticamente igual a ter investido há 11-15 anos. Obviamente não será igual, dado que o prazo temporal é bem maior no 2º caso.

Realce para os intervalos de 16-20 anos e >21 anos: os valores de 63% e 145% mostram 2 aspectos: o investimento em imobiliário é um investimento de longo prazo e, no limite, replica a inflação. Não sei quanto será a inflação acumulada nesse período mas diria que será sempre bem superior a uns 60%-70%.

Bons negócios (imobiliários)!

--

Por Gonçalo Nascimento Rodrigues
Main Thinker
Managing Director

Sem comentários: