menu

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Quer uma casa mas não tem dinheiro? Nós compramos!

O arrendamento com opção de compra já não é uma novidade. Começou a ser utilizado como forma de vender casas no início da crise por parte de diversos promotores imobiliários, incapazes de as vender mas com necessidade de gerar cash-flow para fazer face ao serviço da dívida.

Na prática, bastaria alguém assinar um contrato de arrendamento por um determinado período e até final do contrato, poderia exercer uma opção de compra do imóvel, sendo que em alguns casos o Promotor descontava a renda entretanto paga, ou parte dela.

Esta modalidade de arrendamento com opção de compra pode, de alguma forma, ser comparável a uma opção financeira mas tem grandes diferenças. Sobre isso, pode consultar o artigo Opções Financeiras no Imobiliário.

Voltemos ao nosso tema. Nos Estados Unidos, as rendas têm subido muito nos últimos anos. Dados recentes mostram que mais de metade dos arrendatários gasta mais de 30% do seu rendimento em rendas.

O forte aumento da procura por arrendamento, fruto da crise do subprime que penalizou a compra de habitação própria, principalmente com recurso a crédito, fez com que o arrendamento passasse a ser cada vez mais frequente. Não é por acaso que o peso de proprietários de casas nos Estados Unidos caiu já cerca de 7 pontos percentuais em 6 anos.

Com as rendas a disparar pelo aumento da procura, torna-se cada vez mais complicado a muitas famílias fazer face aos valores pedidos, ao mesmo tempo que ainda não têm condições para comprar uma casa, seja pela falta de crédito, seja pela incapacidade de investir numa entrada.

A pensar nisto, a empresa Home Partners of America compra antecipadamente a casa que alguém pretenda e não a possa comprar, desde que assine um contrato de arrendamento de 3 a 5 anos, com uma opção de compra. Quanto mais tempo decorrer o arrendamento, mais cara ficará a casa. O preço de compra sobe 3,5% a 5% ao ano.

Para alguém se candidatar a este programa, bastará registar-se no site e pagar um fee de USD 75 para iniciar o processo. Depois, é questão de escolher uma casa e chegar a acordo com a empresa. Mas qualquer casa? Não! Deverá obedecer a alguns critérios:
  • Localização. Existem locais pré-aprovados pela empresa;
  • Preço: Entre USD 100.000 e 550.000, com algumas excepções;
  • Tipologia: Mínimo T2;
  • Outros: Casas com piscina, só em algumas localizações; condomínios ficam de fora.
Dúvidas? É melhor é ver o vídeo de apresentação.


Bons negócios (imobiliários)!

--

Por Gonçalo Nascimento Rodrigues

Sem comentários: