menu

terça-feira, 12 de julho de 2016

Coworking não é uma Moda. É uma Tendência.

Os números vieram confirmar o que já se esperava. Os espaços de Coworking continuam a aumentar e são cada vez mais um modelo de trabalho adoptado por pequenas e grandes empresas. Em apenas dois anos, registou-se um aumento de 36% de espaços de coworking, traduzidos num total de 7.800 espaços a nível mundial. O Global Coworking Survey 2015, levado a cabo pela Deskmag, revelou ainda que 80% dos entrevistados espera um aumento do número de clientes e 75% confia num aumento de receitas, para além de uma ligação mais forte com a comunidade, parceiros locais e globais.

As grandes empresas estão atentas a este fenómeno e procuram tirar partido dos seus benefícios, aplicando à sua organização todas as virtudes do Coworking, incluindo a redução de áreas de trabalho e respectivos custos. O estudo apresentado recentemente em Londres pela consultora JLL, por ocasião do Social Workplace Conference, identificou 4 modelos que têm sido adoptados por companhias como a Coca-Cola, Facebook, Steelcase ou Accenture. São eles: “Internal Collaboration”, “Coworking Membership”, “External Coworking Space” e “Internal Coworking Space”.

Espaços de Coworking não são sinónimo de isolamento

O aumento de espaços de Coworking levou à redução dos índices de isolamento e anonimato, permitindo às pessoas trabalharem, sociabilizarem e divertirem-se no mesmo local. Optar pelo coworking significa também o estabelecimento de parcerias improváveis, angariação de novos e potenciais clientes, partilha diária de constrangimentos, oportunidades e aprendizagens com os restantes utilizadores do espaço. 

Espaços de Coworking contribuem para a revitalização da malha urbana

O Global Coworking Survey revelou ainda que 85% dos operadores considera que o mercado dos espaços de coworking não está saturado, concluindo-se que 42% dos espaços estão localizados em edifícios com mais de 50 anos em centros urbanos, apoiando assim a  revitalização de edifícios antigos, bem como a  revitalização da área circundante. Contudo, regista-se uma tendência crescente para a instalação de espaços de coworking em edifícios modernos de escritórios em moradas de prestígio, orientados claramente para um segmento empresarial que valoriza a imagem corporativa, o apoio de profissional de secretariado, as acessibilidades e o conforto das instalações com a possibilidade de fazer upgrade para escritórios privativos.

O Futuro do Coworking

Em números absolutos, cerca de meio milhão de profissionais trabalha hoje em espaços de coworking, sendo um dos locais preferidos da geração dos Millennials, conhecida por valorizar a mobilidade, o bem-estar e conforto do local de trabalho, para além do equilíbrio entre a esfera profissional e pessoal. Uma das grandes virtudes do Coworking é a diversidade de espaços - uns mais informais, outros mais corporativos - mas todos têm em comum os princípios de partilha, colaboração e promoção do networking visando o retorno financeiro e também emocional de toda as partes envolvidas.

O futuro sorri a este novo modelo de trabalho, que deixou de ser uma moda para se tornar numa tendência à escala global ao alcance de todos.

--

Por Carlos Gonçalves
CEO Avila Business Centers e Avila Coworking
Autor do livro “Outo of the Office – Love Where you Work”.

Sem comentários: