menu

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Imobiliário: maiores investidores pretendem continuar a investir

Um fundo do Médio Oriente, um fundo de pensões europeu e uma entidade seguradora: são estes os três maiores investidores em imobiliário no Mundo, segundo um inquérito realizado pela IPE.

O fundo soberano de Abu Dhabi encabeça esta extensa lista com um total superior a 62 mil milhões de euros de activos imobiliário sob gestão. A APG, fundo de pensões alemão, gere um valor a rondar os 48 mil milhões de euros enquanto que a Allianz não chega aos 42 mil milhões de euros.

De entre todas as entidades analisadas, em média os investidores encontram-se abaixo das suas previsões iniciais de alocação de dinheiro em imobiliário. No entanto, 33% referiram ter aumentado a sua exposição ao mercado enquanto que 51% a mantiveram. São poucos aqueles que reduziram a sua exposição a activos imobiliários.

Quase 60% dos inquiridos tem a expectativa de manter os mesmos níveis de investimento do passado, sendo que apenas 15% referiu pretender reduzir a sua actividade de investimento em imóveis. Os investimentos preferenciais assentam em activos core e value-added.

Mesmo com expectativas inferiores de rentabilidade, os investidores mantêm o interesse em imobiliário. De facto, as entidades inquiridas referiram ter uma expectativa de retorno dos seus investimentos em imóveis de apenas 7% em 2018, bem abaixo dos 9,6% realizados em 2017. Uma subida das taxas de juro pode vir a afectar a performance das suas carteiras, referem mais de 30% dos inquiridos.

Em média, do total de activos sob gestão, as entidades analisadas alocam 6,5% em activos imobiliários. A The Crown Estate, entidade de cariz público britânica, investe 86% da sua carteira em imobiliário, muito acima do 2º maior alocador em imóveis que é a suíça Swiss RE com 35% da sua carteira investida em imobiliário.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: