menu

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Onde é mais caro arrendar uma casa?

Portugal enfrenta um desafio muito grande no mercado de arrendamento residencial. A oferta é escassa, a procura cresce e as rendas no centro de Lisboa são muito elevadas para a maior parte dos residentes. E no resto do Mundo? Como anda o mercado de arrendamento?

Uma nota recente da Savills aponta as cidades mais caras do Mundo para arrendamento residencial. A cidade de São Francisco encontra-se à cabeça de um ranking com uma renda média semanal de 620 dólares, representando assim um valor mensal na ordem dos € 2.500 dólares! A consultora aponta outros factores, que não o facto da cidade se ter tornado um destino de grandes talentos na área da tecnologia fruto de um forte crescimento do sector tecnológico na região. Aparentemente, existe um forte controlo sobre o valor das rendas que beneficia sobretudo o arrendatário, fazendo com que cada vez menos investidores se queiram tornar senhorios. Assim, a oferta tem-se tornado mais escassa face a uma procura crescente. Parece uma situação similar a Lisboa...


Dublin, Nova Iorque e Los Angeles seguem no ranking nos postos 2 a 4, com rendas em alta também fruto de um forte aumento do lado da procura. O ranking fecha com Paris com uma renda média mensal de 400 dólares, qualquer coisa como 1.600 dólares mensais.

Se centrarmos a análise das rendas prime, Nova Iorque passa a ser a mais cara com uma renda mensal que ronda os 12 mil dólares! Toquio segue atrás no ranking com rendas mensais de 11 mil dólares e Londres com 9 mil dólares por mês.

Bons negócios (imobiliários)!

-- 

Nota: este ranking foi elaborado com mais em habitações arrendadas por pessoas com perfis idênticos. O ranking das rendas prime foi construído com base em arrendamentos por parte de CEO's, directores de empresas e as suas famílias, enquanto que o ranking de rendas médias foi assente em ocupações por parte de pessoal administrativo e de gestão.

Sem comentários: