menu

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A invasão norte-americana

O Continente Europeu está a ser invadido por investidores norte-americanos. Dados recentes publicados pela Savills, com base em dados da Real Capital Analytics, mostram que os norte-americanos investiram já, até final do 3º trimestre de 2015, mais 27% que o valor total acumulado em 2007, ano em que se havia registado um valor recorde de entrada de investimento americano na Europa.

Existem alguns factores que estão a contribuir para este grande afluxo de capitais americanos:
  • A desvalorização cambial. Com a implementação de uma política de quantitative easing da parte do BCE, o euro desvalorizou bastante face ao dólar, fazendo com que os investimentos imobiliários denominados em moeda europeia sejam percebidos como estando mais baratos pelos norte-americanos;
  • O aumento dos preços do mercado imobiliário doméstico. Na realidade, o mercado imobiliário norte-americano recupera já desde 2009, depois de quedas acentuadas entre 2006 e 2009. Assim, estes investidores aproveitam entrar num ciclo imobiliário europeu mais cedo, aproveitando ainda a baixa de preços que se fazem sentir em alguns mercados.
Também os investidores chineses andam às compras. A forte instabilidade cambial, aliada à grande volatilidade nos mercados de capitais, tem feito com que os chineses aumentassem recentemente a sua aposta em imobiliário europeu. Mais do que aproveitar alguma "vantagem" cambial, os investidores chineses procuram diversificação e segurança.


Desta forma, (também) se entende os volumes recorde de investimento imobiliário que se fazem sentir na Europa. Até final de Setembro, tinham sido já investidos mais de 157 milhões de euros, estimando-se que até final do ano se supere a marca registada em 2007:


Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: