menu

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Barómetro Novembro/Dezembro

«Preços do mercado de habitação de Lisboa vão cair em 2011»


O Barómetro Out of the Box foi quase unânime: os preços das casas em Lisboa não vão subir em 2011. Na realidade, uma esmagadora maioria de 62% acredita mesmo que irão cair, sendo que apenas 4,2% ainda julgam que poderão subir durante o presente ano.


Quando comparando estes resultados com os obtidos nos barómetros anteriores, verificamos uma clara depreciação no sentimento geral do mercado no final de 2010, tendo havido um assinalável aumento daqueles que julgam que os preços irão cair em 2011 e uma clara descida daqueles (poucos) que ainda acreditam que o mercado irá valorizar:


Já quanto ao mercado de escritórios de Lisboa, mantém-se a tendência de subida daqueles que julgam que as yields de escritórios irão subir, se bem que as alterações verificadas no final de 2010 são bastante menos acentuadas quando comparando com o questionário do mercado de habitação.

48,4% dos inquiridos acredita numa tendência de subida das yields durante 2011, ao passo que os restantes 51,6% são equitativamente repartidos entre as opiniões de manutenção e descida.


Há que realçar o facto de ter aumentado o peso daqueles que julgam que as yields irão descer por contraponto à diminuição do peso dos inquiridos que julgam que se irão manter. A minha interpretação quanto a este dado pode eventualmente prender-se com o facto de alguns inquiridos interpretarem esta yield como sendo a prime yield e sentirem que esta última pode eventualmente descer em 2011.
Na realidade, a definição de prime offices, prime rents e prime yields está cada vez mais apurada, do ponto de vista do investidor. Em Lisboa, a dimensão do mercado que pode ser considerado prime é, eventualmente, cada vez mais reduzida, havendo sempre procura para este tipo de produtos. Como a oferta é reduzida, é expectável haver pressão sobre as yields no sentido destas descerem.


No entanto, parece-me que enquanto continuarmos a observar esta pressão sobre as yields das Obrigações do Tesouro, dificilmente poderemos ver alguma baixa nas prime yields de escritórios.

O barómetro Out of the Box de Novembro/Dezembro obteve um total de 133 respostas. É de assinalar o número crescente de participantes no nosso barómetro, este é um novo recorde. Obrigado pela vossa participação!

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: