menu

domingo, 2 de maio de 2010

Barómetro Out of the Box - Abril 2010

Publicamos hoje os resultados do 1º Barómetro Out of the Box. Durante o mês de Abril, inquirimos os nossos leitores acerca do mercado de habitação e de escritórios de Lisboa.


Quase 44% dos leitores inquiridos acreditam que os preços no sector da habitação vão ainda descer mais em 2010. Apenas 14,5% acreditam numa subida este ano. Uma maioria esmagadora não acredita em grandes subidas no mercado...


Os valores registados pelo INE mostram que o valor médio de avaliação bancária em Lisboa está já acima do registado em Setembro de 2008, altura em que faliu o Lehman Brothers. Os valores mais baixos registaram-se em Março de 2009 (tal como no S&P Case-Shiller e na grande maioria dos índices mundiais de acções), tendo já subido mais de 3% nos últimos 12 meses. Teremos atingido um novo topo?
Curioso é verificar o sentimento dos leitores relativamente ao sector de escritórios em Lisboa. As opiniões não são, de todo, unânimes como no sector da habitação. Na realidade, 38,7% acreditam numa subida das yields de escritórios em Lisboa. A mesma percentagem acredita numa descida! Apenas 22,6% acreditam que tudo ficará na mesma.

É bom recordar que uma descida das yields, mantendo o nível de rendas, significará uma valorização do mercado, algo que eu, pessoalmente, não antecipo. O que poderá estar subjacente a este sentimento é uma expectativa de descida das rendas, algo que eu também não espero, pelo menos de forma significativa. Não temos assim tanto stock disponível (na CBD) nem uma vacancy rate tão elevada que o pudesse justificar. De acordo com dados mais recentes do LPI, a expectativa para 2010 é de uma maior absorção, face a 2009.
Está já em curso o 2º mês do Barómetro, aqui em Out of the Box. Espero que todos participem, os resultados serão sempre públicos e gratuitos.
Bons negócios (imobiliários)!

1 comentário:

Gonçalo Nascimento Rodrigues disse...

O barómetro de Abril contou com 72 respostas.