menu

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Barómetro Out of the Box - Lei das Rendas

Durante 9 dias, colocamos 3 questões sobre a proposta de lei aos leitores de Out of the Box, no blog, e na página do facebook. Obtivemos um total de 128 respostas, o que desde já agradecemos a todos os que participaram.

A principal conclusão é esta: a proposta de revisão da “Lei das Rendas” é boa! 88% dos inquiridos diz isto mesmo, a proposta é boa.

Melhor para os proprietários, dizem 50% enquanto que só uma minoria de 6% acha que favorece os inquilinos. No entanto, existem ainda 32% que julga ser boa para ambas as partes, dado importante a reter.



De realçar uma curiosidade, existem 12% dos inquiridos que acha que a proposta não é boa para ninguém.Talvez valesse mais ficar com o regime antigo...

Também é certo que com esta lei, as rendas vão baixar, o que me parece um sinal muito positivo a reter. Uma larga maioria de 76% acha que as rendas ficarão mais baixas com a concretização desta proposta, sendo que 22% acha, mesmo assim, que as rendas subirão. Apenas uns residuais 2% acredita ficar tudo igual.



A verdade é que o mercado parece achar que com esta lei, as rendas de mercado poderão baixar dado que as rendas antigas com certeza subirão. Assim, havendo mais contratos com “rendas livres” é normal que o mercado procure um equilíbrio e que as rendas dos contratos novos venham a descer.

Por fim, os nossos inquiridos parecem acreditar que o investimento em buy-to-let vai, definitivamente, aumentar. Esta proposta de lei virá trazer mais confiança ao mercado e aos investidores já que uma esmagadora maioria de 87% dos nossos leitores acredita que aumentará.

De resto, o sentimento divide-se, entre aqueles que julgam que o investimento nesta área irá descer (5%) e aqueles que julga que tudo vai ficar como dantes (8%).

Em suma, parece-me que os resultados são animadores! 94% dos inquiridos acha que a proposta é boa, 76% estima que as rendas ficarão mais baixas e uns esmagadores 87% espera mais investimento neste sector! Acho fantástico!


No entanto, não posso deixar de realçar, tal como apresentado nesta newsletter, que a proposta de lei agora apresentada está incompleta e ainda carece de ajustamentos, nomeadamente na revisão das excepções criadas mas sobretudo contemplando um outro enquadramento fiscal e financeiro para o sector. É urgente termos uma taxa liberatória para os rendimentos de rendas residenciais, bem como rever o regime dos FIIAH e das SIIAH para criar melhores condições de investimento neste mercado.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: