menu

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Derivados Imobiliários

Foi lançado o primeiro Fundo de Derivados em Imobiliário, o inProp UK Commercial Property Fund. O Fundo terá um capital para investir na ordem das 50 milhões de libras e será cotado na Bolsa de Valores da Irlanda.

Trata-se de um fundo aberto, cotado e não-alavancado, proporcionando uma liquidez mensal. O Fundo estará investido em posições longas sobre índices imobiliários, procurando seguir o índice IPD. O produto posicionar-se-á entre REIT's e Property Unit Trusts. O seu objectivo é de proporcionar aos investidores um investimento com menor volatilidade que os REIT's, maior liquidez e menores custos de transacção do que Property Unit Trusts.

Por forma a reduzir o risco de contra-parte, o Fundo irá negociar swaps imobiliários e, de seguida, converter essas posições em contratos de futuros na Eurex.
Uma curiosidade do Fundo: um dos sócios é Português, chama-se Ricardo Pereira, especialista em Finanças Imobiliárias.

Com a crise que se tem vivido nos últimos anos, o mercado de derivados imobiliários sofreu bastante em termos de volumes de transacção. O mercado espera poder ter agora, com este veículo, uma forma alternativa de investimento em posições longas sobre activos imobiliários (sem ser em posições spot) e, ao mesmo tempo, que lhes permita fazer hedging de posições longas spot.

Numa recente conferência do IPD, os delegados nela presentes referiram que a possibilidade de fazer hedging e gestão de liquidez eram as principais razões para usar derivados.

Num próximo artigo, explicarei as diferentes estratégias que podem ser usadas investindo em derivados imobiliários.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: