menu

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Fundos Imobiliários desinvestem em Portugal

No decorrer do ano de 2014, os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) em Portugal baixaram os valores sob gestão em -2,64%, de acordo com dados disponibilizados pela APFIPP. No passado mês de Setembro, o montante global gerido por FII estava já abaixo dos 12 mil milhões de euros.

Também o valor dos activos geridos reduziu-se durante 2014 em -3,56%, estando agora os FII a gerir cerca de 13,9 mil milhões em activos, segundo a CMVM. Os Fundos Fechados gerem 63,75% dos activos no mercado, com os Fundos Abertos a gerir 32,45%.

Na realidade, e olhando para os dados fornecidos pelo Banco de Portugal, os Fundos Imobiliários em Portugal apresentam um valor líquido de investimento, em 2014, negativo em -176 milhões de euros, algo que nunca tinha ocorrido antes no mercado.

Fonte: Banco de Portugal

Norfin sempre a subir

Olhando para o ranking das 10 maiores gestoras de fundos, a Norfin é aquela que mais se destaca em Portugal, durante o corrente ano, com uma subida dos valores sob gestão de 7,5%. A sociedade mantém-se em 5º lugar do ranking com 891 milhões de euros sob gestão, muito próxima da ESAF-FI que ocupa o 4º lugar. De facto, esta foi a sociedade que apresentou a maior queda, gerindo em Setembro do corrente ano quase -9% do valor registado em Dezembro de 2013.

De resto, todas as restantes sociedades do top 10 registaram quedas nos montantes geridos. A Interfundos (Millennium BCP) mantém-se a líder de mercado com pouco mais de € 1,5 mil milhões sob gestão, seguida da Fundger (Caixa Geral de Depósitos).

Alavancagem mantém-se em alta

A alavancagem dos Fundos Abertos mantém-se elevada com a dívida a pesar 17,3% no valor dos activos em carteira, quase 2 pontos percentuais acima do registado em Dezembro de 2013, e muito acima dos 4,6% ocorridos em 2010. Em trajectória infersa estão os Fundos Fechados, que mantêm a desalavancagem das suas carteiras desde o ano de 2010.

Fonte: CMVM

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: