menu

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Habitação sobe 2,2% em 2014

De acordo com os dados hoje publicados pelo Eurostat, o sector da habitação em Portugal valorizou 2,2% durante o ano de 2014. Apesar de registar já 2 quedas consecutivas, durante os 3º e 4º trimestres do ano passado, Portugal conseguiu mesmo assim observar uma subida ao longo de todo o ano.

Os campeões europeus na valorização de habitação em 2014 são claramente a Irlanda (16,3%), Malta (11%) e Estónia, Reino Unido e Suécia, estes últimos com valorizações acima dos 10% (variações homólogas). Já o País com a maior queda homóloga foi a Eslovénia (-4,4%), seguida de França e Itália.
Fonte: Eurostat, val. homólogas 4º trim 14
Tal como se referiu, Portugal aparenta dar alguns sinais de abrandamento, com 2 trimestres consecutivos em queda. Já a Letónia, depois de 8 trimestres consecutivos a valorizar, regista um enorme trambolhão de -10,2% no 4º trimestre de 2014, comparando com o trimestre anterior do mesmo ano. Os investidores russos que habitualmente compravam habitação de segmento alvo desapareceram do mercado, consequência da recente crise que se vive no país fruto da queda do preço do petróleo.
Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: