menu

quinta-feira, 21 de março de 2013

O peso da habitação na dívida das famílias

O último relatório da Reserva Federal Norte-Americana aponta para um peso de 71% de dívida associada a habitação na dívida total suportada pelos consumidores. No último trimestre de 2012, a desalavancagem no sector parece estar a terminar depois da dívida privada ter estado 4 anos consecutivamente a descer:

Chart of the day shows total debt balance and its compositions, february 2013

Por cá, os últimos dados do Banco de Portugal apontam para um peso do crédito habitação, face ao crédito concedido a particulares, de 81,8%, ou seja, 10 pontos percentuais acima do caso norte-americano.

Não pretendo fazer comparações - porque não quero, mesmo - assinalo apenas a estabilidade do peso da dívida associada à habitação, quer num caso, quer noutro. Se em montante absoluto subiu bastante nos últimos 10 anos, em peso relativo sobre o total da dívida, a habitação manteve-se sempre estável. Em Portugal, o peso do crédito habitação sobre o crédito total concedido a particulares era de 75,5% no final de 2001. Em 12 anos, subiu apenas 5 pontos percentuais. Já em valor, duplicou...

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: