menu

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Será preciso fazer um desenho?

De acordo com a NAR - National Association of Realtors - 32% das vendas de casas realizadas em Março passado nos EUA, foram pagas a pronto, em dinheiro, bastante acima dos 20% registados em 2009. A esmagadora parte destas compras são tipicamente feitas por investidores.

O que diferencia esta conjuntura, de outras passadas, é que a recuperação do mercado está a ser feita à conta da entrada de investidores, pequenos e institucionais, que têm comprado muito stock, fazendo cair a oferta no mercado, estancando a sangria nos preços e diminuído o tempo de exposição dos imóveis no mercado.

A política de Quantitive Easing levada a cabo pelo FED tem também beneficiado a entrada de investidores no mercado. Porquê? Taxas de juro baixas têm permitido alguma alavancagem dos investimentos muito barata; por outro lado, tem igualmente permitido à FED colocar obrigações no mercado a yields historicamente baixas, originando um shift do capital disponível do mercado obrigacionista para o mercado imobiliário, hoje com yields bastante atractivas.

Mas não é só o próprio mercado residencial que fica a ganhar. Segundo um estudo levado a cabo pela IBISworld, uma empresa norte-americana de research, muitos outros sectores correlacionados têm ganho com esta recuperação do mercado, com o sector da construção (remodelações) à cabeça:


Ainda é preciso fazer um desenho?

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: