menu

terça-feira, 23 de julho de 2013

Habitação desvaloriza 7,6% no último ano

De acordo com os dados mais recentes disponibilizados pelo Eurostat, o sector da habitação em Portugal desvalorizou -7,6% entre o 1º trimestre de 2012 e o 1º trimestre de 2013. Em termos homólogos, a queda foi de -7,3%. Portugal observou, aliás, a 3ª maior queda da Área do Euro, a par da Holanda:


Fonte: Eurostat


Noruega, Estónia e Letónia apresentaram as maiores valorizações (8%, 7,5% e 7%, respectivamente), enquanto que Espanha, Hungria, Portugal e Holanda se encontram no patamar oposto, com quedas de -13,4%, -9,6% e -7,6%, respectivamente.

Já segundo o Banco Central Europeu (BCE), os preços da habitação na União Europeia encontram-se em mínimos de 7 anos, apesar de estarem bem acima dos valores registados há pouco mais de 10 anos:

Fonte: BCE

Países como a Holanda, Espanha e outros que têm sofrido com a crise financeira europeia, apresentam quedas mais expressivas. Por outro lado, a Alemanha mantém uma forte tendência de crescimento nos preços, estando aliás em máximos de 10 anos. Também a Áustría se encontra em máximos de 12 anos. Aliás, ambos os Países gozam de baixas taxas de desemprego e de casas ocupadas pelos proprietários, havendo margem e espaço para o mercado crescer.


Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: