menu

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Escritórios mantêm tendência de recuperação na Europa

Na maior parte dos mercado imobiliários europeus, o take-up de escritórios mantém a sua tendência de subida, segundo dados divulgados recentemente pela Savills. No 3º trimestre de 2015, a absorção de espaços de escritórios subiu 21% face a igual período de 2014, estando 11% acima da média dos últimos 5 anos.

Além da subida da absorção, há clara evidência de uma redução nos incentivos contratuais (carência de rendas, por exemplo), de uma descida consistente da vacancy rate e de sinais de subida das rendas.

Mercados como Manchester, Amesterdão e Dublin, todos eles registaram aumentos na absorção superiores a 100%. Dos mercados analisados pela Savills, apenas Viena, Londres (City), Hamburgo, Londres (West End) e Frankfurt registaram quedas na absorção.

Dublin e Londres (City) registaram subidas homólogas consideráveis nas rendas de escritórios, acima dos 20%. Berlim, Londres (West End), Hamburgo, Estocolmo, entre outros, também observaram subidas nos valores das rendas, mas mais modestos.

O mercado está claramente em recuperação e o outlook é bastante positivo. Apesar de haver razões diferentes para essa recuperação, de cidade para cidade, a tendência é clara: descida gradual das vacancy rates, descida dos incentivos, menos disponibilidade de espaços com qualidade e centrais, menor oferta, subida das rendas, valorização de activos.


Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: