menu

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O que são CDS - Credit Default Swaps?

Os CDS - Credit Default Swaps, já falados nas Real Estate & Finance Newsletter nº1 e nº2, são derivados de crédito, contratos de seguro relativos à possibilidade de não reembolso de um crédito, mediante os quais uma das partes – o comprador – paga um prémio ao vendedor que, por sua vez, paga um montante pré-definido em caso de incumprimento.
Os CDS voltam hoje a estar na ordem do dia, dado o crescente risco das dívidas soberanas de alguns países da União Europeia. Um desses casos é... Portugal!
A monitorização dos CDS's de Portugal é uma forma de "controlar" o risco da dívida soberana e a probabilidade do Estado entrar em default. E o que aconteceu durante 2010?

A curva dos CDS's de Portugal, durante 2010, inverteu a sua curvatura, denotando um aumento substancial do risco de incumprimento no curto prazo. Se em Abril, a curvatura apresentava um declive normal, já em Junho esse declive alterou-se - lembram-se da aprovação do PEC II? Este foi, na realidade, um momento em que o País esteve à beira da falência.


Actualmente, a curvatura dos CDS's apresenta uma forma de raíz quadrada, significando que o mercado julga que, no prazo imediato, Portugal tem condições de evitar a falência mas... essa pode estar à distância de alguns meses...

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: