menu

terça-feira, 10 de maio de 2011

Uma ideia de habitação para Portugal

Como todos sabem, foi anunciado a semana passada o pacote de ajuda da Troika para Portugal. Desse pacote, fazem parte algumas medidas importantes para o mercado imobiliário e, mais concretamente, para o sector da habitação em Portugal.

Do que li do memorando, grande parte das medidas que nos são impostas, são apresentadas num sentido lato, dando liberdade ao futuro Governo de escolher a melhor forma de as implementar.

Estamos a viver momentos históricos e podemos escolher entre fazer parte da história ou ela fazer parte de nós. Enquanto Portugueses e profissionais deste mercado, podemos escolher entre ter uma posição mais participativa ou de maior expectativa.

Eu escolho fazer parte da história. Por isso mesmo, desafiei o João Fonseca, o Rui Bexiga Vale e o Francisco Silva Carvalho a juntarem-se a mim no sentido de desenvolvermos algumas propostas simples e concretas para apresentar ao futuro Governo. Convido-vos a todos vós, agora também.

O objectivo é simples: partindo do memorando do FMI e das propostas que dele constam sobre 1) taxação em sede de IMI e IMT, 2) medidas para o mercado de arrendamento habitacional e 3) medidas para sector da reabilitação urbana, listar um conjunto de propostas simples, concretas e exequíveis. Todos estão convidados a enviar as suas propostas através de e-mail para think@outofthebox.com.pt.

A data limite para recepção das propostas é o dia 3 de Junho, o último dia útil antes do dia das eleições. Todas as propostas serão revistas por nós e as que nos parecerem mais adequadas constarão de um documento que será apresentado ao futuro Governo. As vossas propostas deverão vir identificadas.

Contamos convosco! Portugal (só) depende de nós!

Bons negócios (imobiliários)!

3 comentários:

Gonçalo Nascimento Rodrigues disse...

Queremos ideias, propostas, discussão. Simples, claras, directas.

Nós podemos ter uma palavra a dizer.

Andreia Costa disse...

Que boa ideia Gonçalo!
Vou participar e enviar as minhas propostas sem dúvida alguma.
Acho até que deveria haver uma discussão publica sobre este assunto. Nesta altura é bastante importante a participação de todos. Ficar simplesmente à espera que aconteça algo não ajuda em nada.

Gonçalo Nascimento Rodrigues disse...

Todas as propostas são bem vindas! Já estamos a reflectir sobre algumas propostas e contamos colocar um documento à discussão brevemente.