menu

sábado, 14 de maio de 2011

Correlação entre acções e imobiliário

Uma das motivações dos investidores em investir em imobiliário sempre foi, segundo aprendi, poder diversificar. O imobiliário sempre foi visto como um activo com rendimentos estáveis e relativamente seguros, com menos volatilidade, um bom hedge relativamente à inflação tendo um efeito diversificador numa carteira de investimentos.

É, por isso, curioso verificar o efeito desta crise na correlação entre acções e imobiliário. Se o imobiliário é mais estável, menos volátil, mais seguro, seria de prever uma correlação entre acções e imobiliário abaixo de 1. Se o mercado accionista sobe, o imobiliário não sobe tanto mas se o primeiro desce, o segundo também não desce tanto.

O gráfico que hoje vos deixo mostra que no pico da crise, a correlação entre as duas classes de activos foi muito próxima de 1. Agora esse valor começa a descer novamente, procurando atingir valores mais próximos daquilo que a teoria e a história sempre nos ensinou. Mas, mesmo assim, ainda estamos bem acima dos valores máximos verificados em 1993 e 2007.


Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: