menu

quinta-feira, 17 de julho de 2014

EUA: tempo de comprar ou de vender?

O mercado imobiliário norte-americano, nomeadamente o residencial, tem observado uma forte recuperação nos últimos anos, após as quedas verificadas decorrentes da crise do subprime. O principal índice norte-americano, o S&P Case-Shiller mantém a sua tendência de subida, com os preços a regressar aos valores verificados no início do século.

Com mais norte-americanos a arrendar casas, os investidores aproveitaram a queda de preços para investir no mercado de buy-to-let.


No entanto, os dados mais recentes levantam algumas dúvidas junto dos actores de mercado:
  • Sentimento de potenciais compradores a cair;
  • Nº de imóveis em venda em máximos de 4 anos;
  • Queda nas vendas de casa;
  • Apesar da melhoria do clima de confiança no sector da construção, novas casas construídas não implicam, necessariamente, mais vendas.
Na verdade, e segundo a Fannie Mae, cada vez menos americanos acham que é uma boa altura para comprar, ao passo que muitos pensam que é a altura certa para vender. Desde o 2º semestre de 2013 que o sentimento na procura parece ter mudado, com mais americanos a pensar que é boa altura para vender. Isto, aliado ao crescimento nos inventários, pode representar uma mudança no mercado.


Adicionalmente, há cada vez mais cidades, que compõem o índice S&P Case-Shiller, que estão a reportar quedas nos preços, nomeadamente, Cleveland, Washington, New York, San Diego e Atlanta. As quedas são pequenas, as expectativas são ainda de valorização em 2014, se bem que mais moderada.


Será mesmo assim? Aguardemos pelos dados nos próximos meses.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: