menu

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O Tigre Celta está de volta

O imobiliário irlandês parece estar de volta. Depois de um longo período de quedas que durou 5 anos, o sector residencial tem vindo a recuperar. Em Novembro de 2014, o preço das casas na Irlanda disparou 16,2% yoy, segundo dados do Central Statistics Office Ireland. Os dados mais recentes do Eurostat também já vinham mostrando essa recuperação.

Só em Dublin, em igual período, o preço das casas disparou 22,4%, gerando já algumas preocupações relativamente à hipótese de formação de uma nova bolha imobiliária. No centro da cidade, o preço médio de um apartamento é agora de € 258.108.

Já fora da capital, os aumentos registados foram mais modestos mas mesmo assim de assinalar, entre 2,5% e 5,7%. Só na região de Limerick os preços caíram 0,9%.

Entre 1997 e 2007, o sector residencial irlandês observou uma valorização acumulada de uns impressionantes 268% para casas usadas e de 216% para casas novas. O rebentar da bolha, em 2008, representou uma queda acumulada subsequente (até 2012) de quase -60%.

A recuperação agora observada está intimamente relacionada com a recuperação económica. Mesmo com as taxas directoras do BCE em mínimos históricos, a realidade é que o montante de crédito concedido para aquisição de habitação tem-se mantido relativamente estável.



Também as rendas residenciais têm subido bastante com o diminuir da oferta disponível para arrendamento. Na capital irlandesa, as rendas levam já uma subida acumulada de 30% em apenas 2 anos, e tudo isto num cenário deflacionista que o País e a própria Europa vivem. Por força deste aumento, as yields diminuíram um pouco, estando agora em 5,7% (no centro da capital atingem 7,3%).

Bons negócios (imobiliários)!

--

Nota: A expressão "O Tigre Celta" refere-se à Economia Irlandesa, mais especificamente ao período de boom económico vivido entre 1995 e 2000, período em que o PIB irlandês subiu entre 7,8% e 11,5% ao ano. O termo procura espelhar alguma semelhança com os "Tigres Asiáticos" (Hong Kong, Singapura, Coreia do Sul e Taiwan) durante os seus períodos de rápido crescimento económico nos anos 80.

Todos os dados constantes deste artigo foram retirados do site Global Property Guide.

Sem comentários: