menu

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Escritórios valorizam 26% em 2014

Pelo 5º ano consecutivo, acompanhamos a B. Prime na realização do Prime Watch, o seu estudo anual sobre o mercado de escritórios de Lisboa.

O Prime Watch conclui que o ano de 2014 caracterizou-se pelo forte acréscimo na área ocupada, alavancada por um baixo nível de entrada de edifícios novos no mercado e uma contínua queda de rendas, que levou a que muitas empresas aproveitassem esta conjuntura para mudar de instalações.

O ano de 2014 destacou-se igualmente pela contínua queda das yields de mercado, que se traduziu numa valorização dos activos de escritórios em cerca de 26%, o que aliado a um forte crescimento na actividade de investimento imobiliário fez com que o ano passado fosse claramente um bom ano para o sector de escritórios.

Como principais tendências para 2015, o relatório da B. Prime alerta para os seguintes pontos:

  • Os novos edifícios que entrarem no mercado estão praticamente todos ocupados, pelo que o mercado manterá um nível historicamente baixo de áreas novas disponíveis, o que condicionará as empresas de maior dimensão. Por este motivo espera-se uma quebra na área média por transacção.
  • Com mais transacções de menor dimensão haverá um ajuste, em alta, nas rendas médias.
  • A reabilitação dos edifícios de escritórios já existentes (em detrimento de uma política de rendas baixas) é fundamental, para que haja uma rápida colocação.
  • Enquanto o Banco Central Europeu mantiver a sua política de quantitative easing, a actual conjuntura de descida das yields e apreciação de valor dos activos imobiliários deverá manter-se durante o ano de 2015.

O Prime Watch esclarece igualmente a importância da nova legislação para os organismos de investimento colectivo em Portugal, o que vem reforçar o acrescido interesse dos investidores por este tipo de veículos.

Segundo Jorge Bota, Managing Partner da B. Prime: “Quisemos desde o início, elucidar os intervenientes do mercado e os investidores em geral com uma visão transparente e profissional sobre o mercado imobiliário nacional. Este é o principal objectivo do Prime Watch, que vai já na sua 5ª edição.

Segundo os dados que divulgamos, o volume de investimento em imobiliário comercial totalizou €730 milhões durante o ano de 2014, o que representou um acréscimo de 156% face a 2013, por isso cada vez mais acreditamos que existe uma responsabilidade acrescida em partilhar a informação sobre o mercado de forma clara e entendível a todos.”

Podem ler aqui versão integral do estudo.

Bons negócios (imobiliários)!

--

Full English Version

Sem comentários: