menu

terça-feira, 28 de julho de 2015

Imobiliário rendeu 27% em 2014

Segundo a Business Insider, o investimento em imobiliário, por via do investimento em REIT's - Real Estate Investment Trusts, rendeu 7,3% num período de 10 anos, entre 2005 e 2014. O ouro é a classe de activos que apresenta o maior retorno, com 10% de rentabilidade média anual, logo seguido do índice S&P 400, com um ganho de 9,6%.

Há exactamente um ano atrás, os REIT's apareciam no 3º lugar, só atrás do índice MSCI Emerging Markets e do ouro, e com um rentabilidade muito superior, de 10,1%. No entanto, há uma diferença importante em ambas as análises: enquanto que esta apresenta uma rentabilidade a 10 anos, há um ano atrás, a mesma análise reportava a uma rentabilidade a 13 anos. Se a comparação fosse directa, arriscaria dizer que para um prazo de 14 anos, o imobiliário seria a classe de activos com maior rentabilidade, já que em 2014 rendeu 27,2%, muito acima dos valores registados para o ouro e o índice MSCI.

Este facto corrobora, de certa forma, aquilo que já todos sabemos: o imobiliário é um investimento de longo prazo com flutuações no curto prazo.

De referir ainda que os REIT's apresentam a pior rentabilidade do cabaz analisado em 2015, com uma rentabilidade negativa de - 5,4%.

Fica o ranking anual das rentabilidades pelos diversos activos:


Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: