menu

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Lisboa com yield de 5,5%

De acordo com um recente research da Colliers International, a prime yield do mercado de escritórios de Lisboa encontra-se agora nos 5,5%. O Porto apresenta uma yield de 8%, bem acima do valor observado na nossa capital.

Os dados resultam de uma análise europeia efectuada pela referida consultora. Desse trabalho, conclui-se que a cidade de Genebra apresenta a prime yield mais baixa da Europa, com um valor de 2,6%.


A Suíça, aliás, é o País com as yields mais baixas da Europa, já que Zurique aparece logo a seguir a Genebra com um valor de 2,75%. De seguida, aparecem Londres e Paris com yields de 3,25% e 3,4% respectivamente.

Os países do Leste da Europa, com cidades como Sofia, Moscovo, São Petersburgo, bem como Atenas e Zagreb, são as localizações com yields mais elevadas, todas elas acima dos 8,5%.

Mercado pode estar caro

Mas será uma yield de 2,6% em Genebra baixa? E os 8,5% em Atenas, o que significam?

Comparando as prime yields obtidas em algumas das cidades analisadas pela Colliers International, com as yields das obrigações do tesouro a 10 anos dos respectivos países, conclui-se que a Holanda é o país que apresenta o maior prémio de mercado, com 5,23 pontos percentuais (p.p.). Significa isto que as prime yields de escritórios em Amesterdão apresentam uma rentabilidade muito interessante face à rentabilidade oferecida pela dívida pública.

Para Portugal, esse prémio cifra-se nos 2,13 pontos percentuais, o segundo mais baixo dos países analisados, apenas batido pela Grécia com um prémio de apenas 0,36 p.p. Significa isto que uma pequena subida do risco da dívida pública poderá afastar os investidores do mercado de escritórios nestes países.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: