menu

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Sentimento no Investimento Imobiliário Europeu

Há dias, li um pequeno estudo sobre o sentimento de 185 decisores no sector imobiliário. É o Union Investment’s Investment Climate Index.



O Índice cobre os mercados alemão, francês e inglês e mostra uma recuperação na confiança destes decisores (já desde meados de 2008) relativamente ao investimento imobiliário nesses mercados.
No gráfico acima conseguimos desde logo constatar a volatilidade superior do mercado imobiliário britânico, face ao francês e ao alemão. Constata-se igualmente o facto do índice alemão estar muito próximo do máximo histórico verificado em 2007. Na prática, isto significa que os tais 185 decisores têm fortes expectativas relativamente ao mercado de investimento imobiliário. Há optimismo no mercado, na Alemanha então quase que nunca estes decisores estiveram tão optimistas face aos investimentos imobiliários no seu País!

De acordo com o estudo realizado, 58% dos investidores alemães antecipam uma forte subida da procura externa nos próximos 12 meses. Já os britânicos não estão tão optimistas, apenas 34% esperam uma melhoria nas condições do mercado num curto prazo, havendo mesmo 27% dos inquiridos que esperam uma deterioração dessas mesmas condições.
Um outro dado que também me pareceu importante é que 46% dos inquiridos apontaram o rendimento como um "key investment motive", muito idêntico ao artigo do Luís Francisco do IPD aqui colocado na semana passada.
É curioso verificar que num mercado dito tão global, dentro da Europa haja sentimentos tão díspares relativamente ao imobiliário. A crise é global, os efeitos fazem-se sentir globalmente mas o mercado imobiliário é (ainda) muito local. Cada imóvel é um imóvel, cada sector é diferente do outro e cada mercado tem as suas especificidades.

Bons negócios (imobíliários)!

Sem comentários: