menu

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

As casas são como as máquinas de lavar loiça

No artigo "Why Houses Are Like Dishwashers", de Felix Salmon, publicado em Seeking Alpha, ele procura explicar porque é que comprar uma casa se assemelha a comprar uma máquina de lavar loiça.

Achei a comparação engraçada, apesar de não concordar com ela. A dificuldade está, sobretudo, em quantificar o proveito que retiramos em viver na nossa própria casa. Case quantifica em 6% ao ano, após gastos com manutenção.

Uma coisa, para mim, é clara: comprar uma casa própria é sempre um investimento e provavelmente o maior que qualquer um de nós fará ao longo da vida. É um investimento porque implica correr riscos, o principal, o risco de valor residual.

Tal como Salomon diz, e bem, no seu artigo, este investimento pode correr mal se alguém tiver de vender a sua casa em momentos de baixa de mercado. Ora aqui está a razão pela qual comprar casa própria é um investimento, estou a correr o risco de perder (ou ganhar) valor ao longo do tempo.

Bons negócios (imobiliários)!

2 comentários:

Ricardo Roquette disse...

Caro Gonçalo,

O artigo lembra-me uma altura em que era constantemente solicitado para comentar o tema “Comprar ou arrendar”.

Na minha opinião não é possível responder à questão de uma forma simplista sem conhecer as motivações e condições de quem procura casa, as características dos imóveis em questão ou a conjuntura de mercado que pauta o momento da decisão.

Contas feitas, e no meu caso pessoal, a opção de compra de habitação tem sido a mais adequada mas independentemente disso também não concordo com a comparação feita: O “mercado dos electrodomésticos”, que eu saiba, nunca permite valorizações no momento da venda. E essa é, e será sempre premissa essencial para poder ser considerado um investimento.

Abraço,
Ricardo Roquette.

Gonçalo Nascimento Rodrigues disse...

Ricardo,

Esse é mesmo o ponto e a razão pela qual achei interesante falar do artigo aqui no blog.

Acho que cada um deve valorizar a casa que ocupa de forma diferente, todos temos permissas diferentes quando compramos uma casa.

Mas há uma permissa que é igual para todos e que explico sempre nas minhas aulas e exposições: o Valor Residual.

Quando compro uma casa, corro o risco da valorização/desvalorização do activo. Quando e por quanto vou vender? Essa é a one million dollar question!