menu

terça-feira, 4 de outubro de 2011

O mercado imobiliário na Índia

O mercado imobiliário indiano incorpora cerca de USD 24.6 bln de dívida, quase 7 vezes mais que em Setembro de 2005. Outrora destino de investimentos avultados com rentabilidades astronómicas, hoje são muitas as empresas que estão a adiar projetos e decidir vender os maiores activos com descontos grandes.

Como o risco tem vindo a subir bastante, muitos são os investidores que optam por não entrar no mercado, criando assim uma falta de liquidez, aliado a uma escalada no preço das commodities, taxas de juros e inflação.

De acordo com um estudo realizado pela Edelweiss Securities, uma corretora de Mumbai, nos 3 meses até Junho, o sector obteve um aumento de 8,7% na receita anual mas que foi acompanhada por uma queda de quase 20% nos lucros.



Adicionalmente, a procura de casas na capital financeira da Índia caiu para um mínimo de 30 meses no 2º trimestre e as vendas caíram 11% durante o mesmo período, de acordo com a empresa Coopere Foras. Muitos compradores não conseguem obter uma hipoteca devido a altas taxas de juros. A taxa de empréstimo média para comprar uma casa na Índia é de 16,5%, de acordo com o Housing Development Finance Corp, quando em Dezembro de 2008 rondava os 10,25%-11,25%.



Fonte: Finantial Times

Sem comentários: