menu

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Investimentos seguros em imobiliário

Em inglês, o termo "safe haven" é muito usado para procurar descrever um local ou activo de refúgio em tempos de crise. Onde pode o investidor colocar o seu dinheiro para que este fique seguro de toda esta turbulência?

O jornal The Telegraph lista os 10 locais do mundo considerados como "safe havens" para investimento imobiliário britânico. A regra base passa por comprar o top-end do mercado, investir no melhor que cada mercado tem para oferecer.

Quanto aos locais de eleição, temos:

- Canadá;
- Hong-Kong;
- Suíça;
- Maurícias;
- Gibraltar
- África do Sul
- Barbados;
- Santa Lucia;
- Quénia;
- Ilhas Caimão.

Confesso que fiquei um pouco perplexo com algumas sugestões. Barbados? Maurícias? Gibraltar?

Depois de ler com atenção as justificações dadas para cada uma destas localizações, encontrei quase sempre um ponto em comum: benefícios fiscais. Na grande partes deste países, existem vários tipos de isenções e benefícios fiscais à compra de imóveis por parte de estrangeiros. E isso, pelos vistos, cria apetência na procura.

O benefício fiscal sempre foi uma motivação ao investimento imobiliário. É e foi assim por cá, é assim em todo o Mundo. Os investidores preferem e continuarão a preferir deslocalizar os seus investimentos para locais onde possam ter benefícios fiscais e o imobiliário não é diferente, bem pelo contrário.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: