menu

terça-feira, 13 de março de 2012

Porreiro, pá

Parece-me já ser tempo de se tratar o activo imobiliário com mais cuidado e mais profissionalismo. Começa também a ser tempo de termos mais e melhor supervisão no mercado, em todos os aspectos: na avaliação, na mediação, na consultoria. Chega do activo imobiliário ser tratado de forma tão diferente dos activos mobiliários.

A este propósito, chamo a atenção para a notícia intitulada "comprar casa nunca foi tão rentável". A dada altura, lê-se: «é expectável continuar a registar-se uma queda nos preços de compra e venda de habitação. esta é seguramente a melhor altura, dos últimos 15 anos, para quem queira comprar casa, pois pode ter a certeza que está a fazer um bom negócio».

Ficamos em quê?! Os preços vão continuar a cair mas é seguramente a melhor altura para comprar? «De certeza que se está a fazer um bom negócio», lê-se mais à frente. De certeza, sublinho eu. Confesso que não entendo! Se os preços irão cair ainda mais, como pode ser esta a melhor altura para comprar? Então não será quando já não cairem mais?!

Num Mundo tão incerto e tão inseguro, fico abismado com tantas certezas e seguranças. Deve ser um negócio da China e eu ainda não estou lá muito habituado a termos Chineses por cá, só pode ser isso...

Mas mais abismado fico com a possibilidade de se poder dizer este tipo de coisas impunemente. Fosse uma casa de research ou gestão de activos mobiliários a dizer que com certeza que a acção X já não cai mais e é a melhor altura, seguramente, para a comprar, e eu gostaria de ver o que a CMVM faria. Era multa, na certa! Mas como é no mercado imobiliário, ninguém se chateia! Qual research, quais fundamentais! O importante é que é "porreiro, pá".

Haja paciência!

Bons negócios (imobiliários)!

1 comentário:

Tiago Fernandes disse...

Quem foi a alma que escreveu estas tão sábias palavras???
"comprar casa nunca foi tão rentável". A dada altura, lê-se: «é expectável continuar a registar-se uma queda nos preços de compra e venda de habitação. esta é seguramente a melhor altura, dos últimos 15 anos, para quem queira comprar casa, pois pode ter a certeza que está a fazer um bom negócio»
É de alguma agência não?