menu

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Spreads no Crédito Habitação

Deixo-vos hoje um pequeno vídeo com notícia sobre os spreads no crédito habitação.

Antes de mais, o que é um spread? Não é mais do que a margem de lucro do banco. Acima de uma determinada taxa (normalmente um indexante, como a Euribor no caso Português), o banco cobra uma margem de lucro a que se chama spread. Naturalmente que o indexante acrescido do spread não é o custo final do crédito, normalmente acrescerá imposto de selo e outras comissões bancárias, para além de ser necessário observar o período de pagamento de juros.

Com os indexantes em mínimos históricos, a verdade é que temos taxas de juro em valores bastante elevados dado que os spreads hoje praticados pela Banca são muito altos. Os Bancos, com dificuldades em se financiarem no Mercado Monetário Interbancário, e com o financiamento existente caro, têm de repercutir esse custo para os Clientes, nomeadamente, os mutuários de crédito habitação.

Crédito bancário para compra de habitação com maior "spread" de sempre - Economia - Notícias - RTP

Para ajudar a visualizar o comportamento dos spreads, aqui fica um gráfico da minha autoria. O spread médio dos contratos antigos ronda 1 p.p. Já quanto aos novos contratos, encontra-se nos 2,68 p.p. Chamo a atenção para a alteração de comportamento dos spreads, face aos novos contratos, em Janeiro passado. Ainda é cedo para tirar quaisquer conclusões mas poderá esta descida ser justificada pelas melhores condições que a Banca anda a oferecer na venda das próprias casas?


Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: