menu

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Os 7 anões

Depois dos 7 melhores mercados residenciais no Mundo, deixo-vos hoje a lista dos 7 piores, mais uma vez, cortesia da Business Insider e da Global Property Guide.

Chipre

O Chipre, um dos países também intervencionados, observou uma desvalorização de quase 8% em 2011. As quedas, aliás, começaram já em 2009 e parece ainda não terem terminado.



Varsóvia, Polónia

Varsóvia, depois de fortes valorizações imobiliárias até 2008, está agora a ajustar, uma pequena prova que os mercados imobiliários não têm tendência eternamente positiva.


Holanda

O mercado holandês observou uma forte queda no ano passado, superior a 10%. Depois de vários anos a valorizar pouco, com bastante estabilidade, sofre agora com a presente crise.


Portugal

E nós! Portugal na lista dos 7 piores mercados imobiliários do Mundo. Para quem acha que o nosso mercado é estável, nunca valorizou muito nem tem muito para desvalorizar, aqui está o nosso "rótulo". Levamos uma desvalorização de quase 11% em 2011 e a queda, se bem que menor, continua neste ano.


Grécia

A Grécia iniciou uma tendência de queda no início do presente século que parece não querer parar. Alguma recuperação entre 2005 e 2007, é certo, mas de volta às quedas, rapidamente e em força.


Espanha

Nuestros hermanos estão numa montanha russa, a provar que depois de grandes subidas... grandes quedas! Mais de 13% em 2011 e quase 7% até final do 2º trimestre deste ano.


Irlanda

E, por fim, mais um "colega" dos países europeus intervencionados, com uma desvalorização de quase 17% em 2011. No entanto, a queda é agora de apenas 2,91%, até final do 2º trimestre de 2012. Recuperação à vista?


Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: