menu

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Medir o pulso ao investimento em Portugal

A CBRE publicou aqui há dias um documento muito interessante, procurando medir o pulso ao investimento em imobiliário em Portugal, o Portugal Market Pulse.

O estudo, assente num inquérito realizado a 142 investidores nacionais e internacionais, apresenta os seguintes resultados:

- Apenas 26% dos investidores inquiridos contempla investir em Portugal, até um montante de € 25 Milhões. Curioso é verificar que mais de metade não pensa fazer nada;
- Quem está investidor e pensa investir, só o fará perante condições muito específicas (44%), sendo que existem 33% de inquiridos que julga que os preços são hoje mais realistas;
- No entanto, 28% dos inquiridos que não estão investidores, referem que os preços são ainda bastante altos;
- É curioso verificar que 20% dos que não estão investidores, apontam o risco da moeda como principal razão da sua decisão;
- Para quem está a desinvestir, a falta de confiança na nossa economia é a principal razão apontada (43%).

As conclusões parecem-me simples. Poucos são os contemplam investir em Portugal e mesmo esses só investirão pequenos montantes, até € 25 Milhões e se esses investimentos se revelarem um verdadeira oportunidade. Na prática, há apenas 15% de investidores verdadeiramente interessados em investir cá.

As principais razões para os outros 85% não pensarem em investir ou estarem mesmo a desinvestir, são macroeconómicas e conjunturais. O risco de moeda (!) e as fracas expectativas de evolução da nossa economia, fazem com que o board level decida não investir. Não é tanto uma expectativa gerada em torno de uma possível desvalorização adicional do mercado - se bem que as coisas estão interligadas - mas mais uma questão puramente conjuntural, do nosso País e da nossa economia.

Só conseguindo trazer mais confiança ao mercado e dissipando-se os medos em torno da dívida pública e do futuro da própria Europa, poderá Portugal voltar a contar com investidores interessados no nosso imobiliário.

Parabéns à CBRE pelo trabalho simples mas muito importante que realizou e nos disponibilizou.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: