O site Spanish Property Insight apresenta-nos uma comparação muito interessante entre os mercados imobiliários Espanhol e Norte-Americano. Em 2005, ambos estavam em situações similares: as vendas subiam a um ritmo médio anual de 5%, ao passo que os preços cresciam entre 10% a 20%. Mas com a crise do subprime e o rebentar das bolhas, estes dois mercados seguiram caminhos diferentes:
Ao passo que o mercado norte-americano rapidamente corrigiu, com quedas nos preços e no nº de transacções em 2007 e 2008, a verdade é que o mercado espanhol reagiu mais lentamente, observando ainda subidas de preços até 2008, mesmo com fortes quedas nas transacções. Pode-se, inclusive, argumentar que os preços foram artificialmente mantidos à custa do nº de transacções, o que não se verificou nos Estados Unidos.
Em 2009, mesmo ainda com uma queda nos preços, o mercado norte-americano já observava um aumento nas nº de vendas, enquanto que Espanha caía, e ainda cai.
Aguentar artificialmente os preços e não deixar que o mercado funcione livremente, pode dar nisto. No caso de Espanha, provocou um arrastar da bolha.
Bons negócios (imobiliários)!
Sem comentários:
Enviar um comentário