menu

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O imobiliário (ainda) é um investimento doméstico

A Savills lançou recentemente um documento de research com dados muito interessantes sobre o investimento imobiliário no Mundo. Para além de procurarem fazer um curioso exercício de valorização do mundo imobiliário - apenas por curiosidade, valerá uns 180 triliões de dólares - o documento é bastante completo em termos de identificação da origem e tipo de investidores, activos investidos e tendências de mercado.

O estudo versa, fundamentalmente, sobre os denominadas UHNWI: Ultra High Net Worth Individuals. estes representarão cerca de 3% de todo o imobiliário mundial, mas com tendência para aumentar.

Primeira grande conclusão: o imobiliário é ainda um investimento fundamentalmente doméstico. Com excepção da América Latina, onde os imóveis são maioritariamente detidos por estrangeiros (na sua maioria, norte-americanos), em todas as restantes regiões do Mundo, o imobiliário é um investimento doméstico. Os norte-americanos aparecem em destaque, já que são sempre os maiores investidores, quer no seu próprio País, quer fora de portas:
Segunda grande conclusão: o imobiliário é fundamentalmente residencial. Maior parte das regiões do Mundo apresentam um peso de 80% de imobiliário residencial, sendo este sector mais preponderante na América do Norte e na Ásia:
Terceira conclusão: há mais valor em imobiliário na Europa mas é no Médio-Oriente onde o valor por imóvel é superior:
Podem consultar o documento aqui.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: