menu

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Habitação no Reino Unido valoriza 19,3% nos próximos 5 anos

Num research recente, fundamentalmente prospectivo, sobre o mercado residencial no Reino Unido, a Savills conclui que o mercado irá valorizar um total acumulado de 19,3% nos próximos 5 anos.

Nos últimos 10 anos, o mercado residencial britânico foi tudo menos estável. Em termos globais, atingiu a sua maior valorização já em 2014 com uma subida de 11,5%, tendo descido um máximo de 16,5% em 2009. Só em Londres, ao longo dos últimos 10 anos, o mercado acumulou uma valorização líquida de 70%! Pelo contrário, a zona de North East apenas 1%. Instável, volátil mas próprio do activo imobiliário.


A Savills identifica um conjunto de factores que irão limitar a valorização do mercado nos próximos anos sem, no entanto, o afectar negativamente:

  • Uma inevitável subida das taxas de juro, tornando as hipotecas mais caras mas sem criar pressão vendedora;
  • Uma maior regulação no mercado bancário e nas hipotecas concedidas, com maior limitação nos loan-to-value e nos montantes requeridos de entrada inicial da parte do comprador;

Estes dois elementos, prospectivamente, irão limitar a valorização do mercado e fazer diminuir o número de transacções, levando parte da potencial procura para o arrendamento residencial.

A zona de South East será aquela que mais irá valorizar nos próximos 5 anos, com uma subida de 26,4%. Londres será a zona com menor valorização, num total acumulado de 10,4%. É curioso observar que em nenhuma zona do Reino Unido se observará qualquer desvalorização do mercado nos próximos 5 anos.


A história já nos devia ter ensinado que os activos imobiliários sobem como descem, tanto valorizam como desvalorizam. Aliás, o próprio mercado residencial britânico observou fortes oscilações nos últimos 10 anos. Custa-me sempre entender alguns researchs prospectivos em que "the only way is up", mesmo que seja ceteris paribus...

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: