O mercado imobiliário espanhol, no sector residencial, tem vindo a registar alguma recuperação recentemente, em muito devido ao aumento da procura externa. Segundo o Índice Kyero, os asking prices subiram 7% no 3º trimestre de 2014 e as compras por parte de investidores estrangeiros totalizam já 25% do total do mercado (dados de Setembro de 2014).
A queda foi grande e longa. Os preços no sector residencial caíram cerca de 37% entre 2007 e 2014, com quedas ainda superiores na Catalunha, Navarra e Aragão.
Segundo a Kelisto, apesar das recentes subidas no mercado, o ano de 2015 irá apresentar uma modesta valorização de 0,8% em 2015, e com o ano de 2014 a fechar com uma subida de 1,4%, a primeira desde 2008. A verificar-se uma subida superior em 2015, essa será fundamentalmente derivada do aumento da procura externa e da busca por negócios oportunísticos. A partir de 2016, o mercado voltará às quedas.
As principais razões apontadas pela Kalisto para o mercado espanhol não vir a apresentar uma valorização consistente nos próximos anos, prendem-se com:
- Escassez de crédito habitação;
- Excesso de oferta, que levará alguns anos a ser absorvida pelo mercado.
É esperar para ver.
Bons negócios (imobiliários)!
Sem comentários:
Enviar um comentário