menu

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

FMI - Preço das casas mantém tendência de subida

Segundo dados do FMI, no 2º trimestre de 2015, o sector residencial a nível global manteve a sua lenta mas estável recuperação. Apesar de nos últimos 2 anos o índice do FMI ter recuperado, na realidade ainda está longe de atingir os valores registados antes de 2007.

Dos 60 países monitorizados, a maioria registou uma valorização real no últimos 12 meses. Daqueles que registaram uma subida de preços, Portugal foi dos que observou uma das subidas mais reduzidas:

O aumento do crédito tem sido provavelmente uma das razões para que realmente 2/3 dos países monitorizados tenham valorizado no último ano. Apesar de genericamente, um aumento do crédito concedido poder representar uma subida nos preços das casas, há, no entanto, excepções. Portugal é uma delas, com uma forte queda no crédito concedido nos últimos 12 meses, ao mesmo tempo em que observou uma subida dos preços.

Em muitos países, a subida dos preços não foi acompanhada de uma subida nos rendimentos das famílias, nem numa subida das rendas. Portugal foi um desses casos, em que os preços sobem mais rapidamente. Áustria, Alemanha e Reino Unido são outros exemplos.


Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: