menu

quinta-feira, 17 de março de 2016

Investidores chineses alteram estratégias de investimento

Segundo dados da consultora Knight Frank, os investidores chineses aplicaram USD 30 biliões em imobiliário em 2015, o dobro do valor alocado em 2014. As cidades de Nova Iorque, Londres, Melbourne e Sidney absorveram 40% desse valor.

Em 2015, registou-se um aumento dos investimentos realizados por empresas seguradoras e promotores imobiliários. De facto, das 10 maiores transacções, 6 foram concretizadas por seguradoras, como são o exemplo da compra do icónico Hotel Waldorf Astoria por USD 1,95 biliões ou da Heron Tower em Londres pelo valor de 1,172 biliões de dólares.

Já segundo a consultoria C&W, os investidores chineses estão a alargar o âmbito das suas alocações de capital, quer em termos de tipo de imóveis, quer em termos geográficos. Em 2015, registou-se um acréscimo de 22% na alocação de capital a imóveis de rendimento (commercial real estate), tendo-se registados igualmente um acréscimo de actividade por parte de empresas privadas e cotadas em bolsa. Em 2014, os investidores activos foram, sobretudo, fundos de pensões e governamentais.

Em termos geográficos, foi clara a mudança de investimento, com uma forte redução dos montantes alocados no Reino Unido, ao passo que países como França, Alemanha, Europa do Sul e Benelux observaram um acréscimo de investimento da parte dos investidores chineses.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: