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segunda-feira, 15 de outubro de 2018

A Inteligência Artificial e o Imobiliário

No Imobiliário o que faz efectivamente a diferença é encontrar a propriedade que o cliente procura, a sua satisfação, ir ao encontro das suas necessidades. Mesmo com AI, nesta fase, será necessária a intervenção do Agente Imobiliário para complementar informação que o sistema não tem a capacidade de obter. Por outro lado os algoritmos também interpretam todos os dados de busca de determinado utilizador nas várias plataformas existentes na internet, depois de “criarem” o seu perfil, os algoritmos inteligentes personalizam as interacções, criando uma estratégia de marketing adequada para cada pessoa com base nos dados recolhidos desse utilizador e, em troca de informação, imagens, reacções de outros utilizadores semelhantes.

Numa outra aplicação da AI, os “chatbot’s” têm a capacidade 24h por dia de manter uma conversação com os utilizadores. Os melhores “bots” de “Chat” são agora indistinguíveis de pessoas reais, com a vantagem de catalogarem as informação que recebem, tratarem-na, aperfeiçoando o perfil do utilizador de forma a encontrar-lhe e oferecer-lhe por todos os canais possiveis as sugestões de acordo com o que  procura. Plataformas como o https://automabots.com/ anunciam aumentos de 300% nas taxas de conversão.

AI no Imobiliário hoje!

Com o investimento nas novas tecnologias a bater recordes - segundo o relatório PwC/CB Insights Q1 de 2018, só no primeiro trimestre de 2018 foram investidos $1,9Bn em 116 projectos de Startups nesta área - podemos perspectivar o que será o ritmo de desenvolvimento desta tecnologia. Na indústria do imobiliário os projectos centram-se fundamentalmente em Análise Preditiva, Automação de Marketing e Big Data.



A Inteligência Artificial é um dos componentes mais importantes da 4ª Revolução Industrial mas ainda está a dar os primeiros passos. O espaço de crescimento e o potencial de evolução é enorme e seguramente irão aparecer muitos projectos de carácter disruptivo e inovador, utilizando a tecnologia AI. Prevê-se que em 2025 os computadores atinjam a capacidade do cérebro humano. Irão acontecer muitas mudanças: as máquinas conseguirão seleccionar a casa para o utilizador em função do seu perfil pessoal/financeiro, sua personalidade e preferências, conseguiremos antecipar tendências e preços, teremos disponíveis métricas e informações em tempo real que aumentarão exponencialmente a velocidade, rigor, segurança das transacções aumentando a sua eficácia.

Claro que ficará para reflexão o que acontecerá quando as máquinas se produzirem a elas próprias e forem mais inteligentes que o seu criador...!

Inovação: as startups que utilizam inteligência artificial
Depois do artigo anterior que escrevi sobre inteligência artificial e como pode ela estar cada vez mais presente no mercado imobiliário, deixo uma lista de algumas das startups mais inovadoras na área:

https://www.skyline.ai/

È uma empresa Israelita fundada em 2017, com escritório em Nova York e que já captou $21M de investimento. A plataforma informa os investidores imobiliários quais as propriedades que oferecem o melhor retorno. Através de terabytes de dados de mais de 130 fontes, e levando em consideração mais de 10.000 atributos diferentes em cada propriedade, recolhe informação até 50 anos atrás.

  • Prevê a evolução dos valores de arrendamento e disponibilidade com precisão inigualável;
  • Identifica oportunidades com taxas ideais de risco/rendimento;
  • Análise entre “asking price” e “market price”;
  • Antecipação de tendências do Mercado.


https://pt.casafari.com/

Casafari foi fundada em 2015 e é uma plataforma de “Metasearch“ de propriedades e um “observatório” de mercado imobiliário, utilizando algoritmos de AI, esta plataforma é uma agregadora que reune  informação de vários motores de busca numa só plataforma. Casafari faz o rastreamento de todo o mercado imobiliário, obtendo informações de cerca de 1000 fontes diferentes.

É uma ferramenta importante e disciplinadora do mercado imobiliário, se a analogia é permitida pretende futuramente ser um tipo de “Bloomberg” desta industria, muito útil, porquanto fornece em tempo real estatísticas e e análises de mercado, um “Feed” diário com as mudanças de mercado e um conjunto de dados muito completo do mercado imobiliário onde actuam.

https://proportunity.co/

Uma empresa londrina, fundada em 2016. Esta Startup que angariou o ano passado $1,7M,  afirma que os seus algoritmos de AI podem prever com precisão quais as propriedades,  até mesmo os bairros, que terão o maior aumento de valor em um determinado período de tempo. A Proportunity analisa dados históricos de valores em cerca de 50 métricas na área de localização da propriedade, como transporte , crime, escolas, etc. Os algoritmos de AI, posteriormente concluem quais os fatores que realmente afetam o preço. A plataforma afirma operar com uma precisão de 85% e que pode chegar a 95% até o final deste ano.

https://home.ojo.me/

OJO é um chatbot que utiliza algoritmos de AI. Fundada em 2015, a OJO Labs, com sede em Austin, recebeu $26,5M de investimento. A OJO usa a linguagem natural para prestar atendimento ao cliente em nome de um agente imobiliário ou agência. OJO pode responder a perguntas ou ajudar na procura da casa ideal. Por exemplo, um cliente pode perguntar se uma determinada propriedade tem um quintalm a OJO não só pode confirmar que há um quintal, mas adicionar detalhes adicionais, como o fato de que existem várias arvores de fruto. Possui também software de reconhecimento de imagem.

https://www.enodoinc.com/

A Startup Enodo, tem a sede em Chicago, recebeu um investimento de $2,5M em 2017. É uma plataforma preditiva direccionada à indústria da construção/promoção habitacional. Os algoritmos podem identificar oportunidades de propriedades para investimento com propostas atraentes, especialmente aquelas com mais potencial de valorização futura. Os modelos de “Machine learning” da Enodo podem prever a evolução das rendas, identificar o impacto da renda em qualquer pacote de amenidades e oferecer comparações estatísticas com propriedades comparáveis. É uma ferramenta que ajuda na decisão do que se deve oferecer ao mercado e o que este valoriza mais em determinada região.

https://www.rexchange.com/

A REX Real Estate, pretende substituir os agentes imobiliários com AI. Fundada em 2014 em Los Angeles, a REX Real Estate já recebeu investimento no valor de $25,5M. Os investidores são nomes de referência de grandes empresas aleatórios, como o co-fundador da Sun Microsystems, Scott McNealy, o fundador da Best Buy, Dick Schulze, e o fundador da Crate & Barrel, Gordon Segal, entre outros.

Como é que a REX vende uma casa?

O programa da REX lança um conjunto inicial de anúncios on-line para os compradores que acredita estarem à procura de uma nova casa. A tecnologia descobre pontos em comum entre os utilizadores que clicaram no anúncio. Em seguida, utiliza os critérios e pesquisa novos leads com base nos padrões que encontra. A plataforma também analisa o comportamento on-line para identificar potenciais compradores e vendedores. A empresa cobra apenas uma taxa de comissão de 2% e, fechou mais de 200 transacções desde 2016.

Para além da inovação cumpre um papel de solidariedade social ao oferecer a famílias carenciadas uma casa por 50 que vende.

https://blok.ai/

A Blok automatiza o negócio imobiliário. É uma empresa sediada em Helsínquia, fundada em 2017, já arrecadou cerca de $1,9M em 2018. A Blok é uma agência online que automatiza todas as fases do negócio imobiliário, desde a fotografia á burocracia administrativa. Os algoritmos AI entram em acção no início do processo, quando extraem os dados de várias métricas para produzir uma estimativa de preço. A avaliação é baseada em uma variedade de factores, como a idade do apartamento e suas comodidades, zona, acessibilidades, etc. Em troca, a Blok recebe 0,75% do preço de venda. Actualmente, tem quase 200 propriedades e afirma já ter vendido 250, correspondentes a uma poupança em comissões de $1,75M para os vendedores.

Deixo dois pensamentos acerca da Inteligência Artificial, um pela positiva e outro pela negativa, Stephen Hawking, cientista, físico revelava uma certa preocupação:

"As formas primitivas de inteligência artificial já provaram ser muito úteis, mas acho que o desenvolvimento de uma inteligência artificial completa pode acabar com a raça humana."

Já Larry Page, Co-Fundador da Google  e cientista diz:

“A inteligência artificial será a versão final do Google. O melhor motor de busca que descobre tudo na internet. Ele perceberá exatamente o que o utilizador quer e dar-lhe-á o produto certo. Estamos longe de fazer isso agora. No entanto, podemos chegar mais perto disso, e é basicamente nisso que trabalhamos.”

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Por João Abelha
Co-Founder Date a Home
Real Estate Digital Thinker

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