menu

quarta-feira, 27 de março de 2019

Número de casas vendidas em Portugal sobe 17%

Segundo dados divulgados pelo INE, o número de casas vendidas em Portugal durante o ano de 2018 atingiu as 178.691, valor que se situa 17% acima do registado durante o ano de 2017. Trata-se do valor mais elevado desde 2009, ano em que se iniciou este índice. É igualmente o 2º ano consecutivo de registo de novo recorde:

Fonte: INE

O Alentejo foi a zona do País onde se registou maior aumento relativo, com uma subida de 23% no número de casas vendidas. A Madeira ficou-se apenas pelos 7%, tendo todas as zonas analisadas registado subidas nas vendas. A Área Metropolitana de Lisboa concentra 35% das vendas nacionais com 62.489 casas vendidas, bem acima das 30.450 vendas registadas na Área Metropolitana do Porto.

A venda de casas novas caiu no Algarve e Madeira, tendo subido em todas as restantes zonas do País. No segmento de usados, mais uma vez destaque para o Alentejo que registou uma subida de 27% as vendas. De resto, todas as zonas do Pais observaram uma subida nas casas vendidas usadas.

De realçar ainda que em Lisboa se registou uma quebra nas vendas no último trimestre de 2018, de -5%, aliado a uma correcção em baixa de -4% no preço médio, fazendo assim cair o volume de transacções em quase € 300 milhões (-8,6%). Esta correcção tem uma dupla justificação:
  • Quebra acentuada de -14,5% no nº de casas novas vendidas;
  • Quebra de -7% no preço médio das casas usadas.
Curioso verificar que mesmo com uma descida de quase -15% nas casas novas vendidas, o preço médio neste segmento subiu 14,9%.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: