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segunda-feira, 6 de maio de 2019

A sua empresa tem uma estratégia de centralização no cliente?

A indústria do imobiliário está a sofrer alterações profundas que evidenciam alterações geracionais de hábitos e necessidades dos consumidores. Se há 20 anos as empresas que se destacavam nesta indústria estavam a apostar fortemente nos “novos” veículos online, que permitiam ao consumidor aceder em qualquer parte do mundo ao portfólio da mediadora ou construtora, agora essa vitrina começa a tornar-se obsoleta. 

Com a evolução tecnológica dos últimos 5 anos, o consumidor já não tem tempo ou necessidade de pesquisar imóveis por conta própria tendo o risco de seguir informação incorreta ou profissionais menos preparados. Este facto deve-se em muito a uma filosofia potenciada pela tecnologia. A filosofia corporativa de estratégia “customer centric” ou de “centralização no cliente”. 

Customer centric é uma conduta que se baseia na análise dos comportamentos e tendências do consumidor a partir de informação geral sobre o mesmo, e que tem o intuito de proporcionar uma experiência positiva desde a captação do cliente até ao pós-venda, a fim de conduzir um aumento na retenção, lealdade e lucros da empresa.

Uma empresa customer centric é mais do que uma empresa que oferece um bom serviço. É uma empresa que se foca nas necessidades do cliente e suas reações para moldar o serviço prestado e o produto apresentado de forma a que lhe seja facultado de forma natural e no momento mais conveniente. Os consumidores mais activos, independentemente da faixa etária e as novas gerações criam assim uma relação de rapport e fidelidade com as empresas que facultem soluções à medida, sem gastarem tempo e com um risco reduzido. Para que uma empresa consiga verdadeiramente aliar estes factores é obrigada a reter muita informação geral sobre os seus clientes, para poder nutrir uma relação comercial duradoura. A tecnologia veio facultar ferramentas que permitem a reunião de informação, suficiente para qualificar e bem servir um cliente superando as suas expectativas pela previsão das suas necessidades e preferências. 

A grande parte das novas empresas ou startups inovadoras, ganham a sua notoriedade e sucesso quando dispõem desta filosofia de análise constante dos comportamentos do seu alvo principal. Na indústria imobiliária temos os casos da Knotel, Skyline AI ou a Bowery, que aliando a retenção de informação, seja do cliente ou do mercado em si, disponibilizam análises e resultados de forma rápida, eficaz e segura. Esta revolução tecnológica vem valorizar a análise de informação de forma a construir pontes para uma melhor relação entre o consumidor e as empresas, pontes estas alicerçadas numa melhor prestação de serviços imobiliários, maior rapidez e transparência.

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Por Jorge Próspero dos Santos
Dynamic Referral System Corporation

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