menu

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Investimento imobiliário cai para mínimos de 6 anos

Segundo dados da Real Capital Analytics, o investimento em imobiliário na Europa caiu, durante o 1º trimestre de 2019, para mínimos dos últimos 6 anos, perante receios de algum arrefecimento económico e incerteza quanto ao panorama político europeu.

Entre Janeiro e Março do corrente ano foram transaccionados 44,5 biliões de euros, um valor que se situou 32% abaixo do montante registado em igual período de 2018 e muito abaixo da média histórica de 77 biliões de euros dos últimos anos.

O investimento em escritórios mantém-se como segmento preferencial dos investidores, aparecendo no entanto o segmento da habitação (apartamentos) como activo preferencial acima de industrial ou mesmo comércio.

Em termos de destino do investimento, apesar do Reino Unido manter a liderança, registou uma quebra de -22% nos montantes alocados. Alemanha (2º no ranking) também registou forte quebra (-51%). Suécia e Finlândia foram países que observaram uma subida no investmento em imobiliário. Destaque ainda para a Lituânia, entrando no top 20 com um crescimento no investimento em activos imobiliários de uns impressionantes 2.179%!

Os investimentos não-domésticos e oriundos de fora da Europa tiveram papel significativo durante o 1º trimestre do ano. Os alemães são quem mais investe em imobiliário na Europa, tendo aumentado a sua exposição em paises como França e Áustria. São também um dos principais países de destino de investimento com ingleses, suíços e franceses a investirem fortemente nesse país.

Já os investidores norte-americanos alocaram montantes equivalentes ao registado em 2013, apesar de estarem em pipeline mais de 5 biliões para o 2º trimestre de 2019.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: