menu

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Colapso ou Erro Informático?

O dia de ontem, 06 de Maio de 2010, fica para a história nos mercados financeiros por ter sido o dia em que o Dow Jones observou a maior variação diária. Em poucos minutos, todos os principais índices norte-americanos - Dow Jones Industrial, S&P 500, Nasdaq Composite, Nasdaq-100, Russel 2000 - estiveram todos a cair cerca de 10%! E tudo em poucos minutos. E, naturalmente, nem os índices de REIT's escaparam.

Num pequeno instante, os ganhos de 2010 foram, simplesmente, apagados! Discute-se agora se foi um movimento puro de mercado ou... um erro informático! A Accenture, em poucos minutos, foi de 40 dolares a 0,01 dolares por acção!!! A Procter & Gamble, caiu cerca de 40%, também num instante!

Alguns negócios do Nasdaq já foram entretanto cancelados, podendo ser uma confirmação de se ter tratado, efectivamente, de um erro na introdução de uma ordem. Rumores correm que alguém no Citigroup pretendia dar uma ordem de 15 milhões e em vez de colocar um M (de milhões), colocou um B (de billions, os nossos mil milhões)!

Independentemente disso, a verdade é que os mercados ontem deram um verdadeiro trambolhão e os contínuos e crescentes receios de bancarrota na Grécia e contágio a outros países europeus, também eles bastante debilitados, tem colocado os mercados financeiros com os "nervos em franja".


Os próximos dias serão cruciais para termos uma ideia mais clara do que irá acontecer. Pessoalmente, estou à espera de qualquer decisão, inclusive para a possibilidade da Grécia sair do Euro.
Hoje terei de vos dizer... cuidado com os negócios (imobiliários)!

Sem comentários: